Muitos já ouviram falar, mas nem todos sabem o que é o arame galvanizado. Este material é mais resistente, durável e até mesmo mais bonito que suas versões comuns. O arame galvanizado é excelente para cercas e demais aplicações, especialmente se você deseja um lugar bem protegido durante muito tempo.
A razão de todas essas diferenças e características especiais é o fator da galvanização, um processo químico que confere ao aço propriedades especiais. Este revestimento é o responsável por toda a durabilidade e camada protetora recebida pelo arame, que o torna mais resistente que todas as suas outras versões.
O que é arame galvanizado?
Um arame galvanizado é aquele que passou pelo processo de galvanização que revestiu o material de zinco com uma camada de proteção. Esta camada torna o material muito mais durável, resistente às intempéries e especialmente contra a corrosão da ferrugem, algo que pode danificar facilmente cercas que ficam expostas.
Para cercas rurais, em sítios, galinheiros ou qualquer outra aplicação que fica próxima de área aberta e sujeita ao ar livre, o arame galvanizado é o mais indicado. E toda essa resistência é acompanhada de um ótimo custo-benefício, pois o arame galvanizado tem alta durabilidade e sua manutenção é consideravelmente mais barata.
Entenda o processo de galvanização
Como vimos, o responsável pelas características especiais deste arame é o processo de galvanização e seu revestimento de zinco. Portanto, para saber mais sobre o que é arame galvanizado, é preciso entender as características deste processo, diferenças e distinções em sua confecção. Vamos entender seus tipos abaixo.
Galvanização a quente
De todos os processos de galvanização, a quente é a mais comum e até mesmo eficiente. Por meio desta categoria, o arame é submergido em um banho de zinco quente e fundido em altas temperaturas acima de 450º Celsius. O zinco derretido se fixa na superfície de todo o arame e cria um revestimento.
O tamanho da camada protetora e até mesmo a duração de suas propriedades acaba por depender do quanto o arame ficou submerso na cama de zinco fundido. Mas uma vez que terminado esse processo, o ferro é deixado para descansar, o zinco se solidifica e então ele já está pronto para uso. Sobre o uso, a galvanização quente pode ser utilizada em construções, cercas, postes e diversas outras aplicações.
Galvanização a frio
A galvanização a frio é também chamada de galvanização por pulverização, o que já nos dá uma ideia de como é realizado o processo. Por este método, o ferro galvanizado não é submerso, mas sim tem zinco colocado em sua superfície por meio da pulverização ou por meio do pincelamento do zinco em estado líquido.
Sua proteção não é tão forte quando no processo quente, mas sua vantagem é que pode ser realizada a qualquer momento. Este método é muito útil para cercas que já estão instaladas, por exemplo, que naturalmente não podem ser submersas em zinco fundido, mas podem ter certas partes pulverizadas com o produto.
Eletrogalvanização
Outro método é a eletrogalvanização onde o produto é colocado em um banho chamado de eletrolítico que contém uma solução de sais de zinco. Neste método, o produto é eletrificado por uma corrente elétrica, o que força com que o zinco se fixe no arame e crie o seu revestimento de proteção.
No geral, este também é um processo de galvanização menos durável ou forte que o quente. Porém, seu diferencial e vantagem é que permite que o responsável pelo processo configure e tenha controle muito preciso sobre a camada de zinco que será depositada no arame. Este processo é o mais indicado para o acabamento em peças de valor artístico ou artesanal.
Entenda para que serve arame galvanizado
Agora que já sabemos o que é, podemos entender melhor para que serve arame galvanizado, e já adiantamos que é para muitas aplicações desde cercas para agricultura e pecuária até na construção civil. Este produto é realmente impressionante, versátil e pode ser adaptado para inúmeras situações.
Agricultura e pecuária
Na agricultura e pecuária, ou seja, no uso em campo, o arame galvanizado é muito recomendado. Por ser durável, ele resiste muito bem às intempéries e se torna um investimento de excelente custo-benefício, especialmente no longo prazo. Além de ser resistente e poder cercar qualquer área.
Pode ser utilizado na cerca do gado, na estufa, galinheiro, em suportes e em inúmeras outras aplicações. Se você deseja aproveitar, veja as opções de arame galvanizado para cerca de gado na Loja Belgo, um produto excelente com ótimo preço e em uma loja de muita qualidade!
Cerca e telas protetoras
Em cercas protetoras, o arame galvanizado é uma ótima escolha, pois oferece muito mais proteção que o produto comum. Cercas galvanizadas são mais resistentes, então seu principal fator, sua segurança, é muito mais notável. Este tipo de aplicação fica ótima em gaiolas e galinheiros.
Construção civil
Outra aplicação bastante útil de arames galvanizados é na construção civil, e aqui são diversas aplicações diferentes. É possível aplicar essas armaduras de concretos que oferecem toda a durabilidade necessária e segurança do edifício, andaimes, escoramentos durante a construção e até mesmo grampos e fixações em colunas.
Artesanato e decoração
Muitos preferem utilizar o arame galvanizado em artesanato, pois são muito mais estéticos. Sua camada de zinco torna o aço muito mais brilhante, o que reforça o seu valor artístico. Em certas aplicações, a sua resistência também faz diferença, então ele é de fato a opção ideal para artesãos e decoração.
Quais são as principais vantagens do arame galvanizado?
Existem várias vantagens do material galvanizado, como resistência e durabilidade. Tudo isso é importante para entendermos melhor e de maneira mais completa para que serve arame galvanizado e suas aplicações mais diversas. São elementos e aspectos importantes para quem precisa de um material resistente e de boa qualidade.
Resistência à corrosão
A corrosão pode afetar qualquer metal, a ação da oxidação e das intempéries é extremamente prejudicial aos arames, especialmente aqueles que ficam em cercas expostas ao ar livre. Então, é muito bem-vinda a vantagem da resistência oferecida pelo revestimento de zinco que protege o arame.
Durabilidade
Vários fatores garantem que o arame galvanizado será muito mais resistente e durável que um arame comum. A própria resistência à corrosão é um desses fatores determinantes que mostram como este produto é especial. Se você deseja investir em um arame que dura por muitos anos, então opte pela opção galvanizada.
Custo-benefício
O custo-benefício de um arame galvanizado é muito maior do que os outros produtos do mercado. A razão disso é sua alta durabilidade, o produto é resistente e não necessita de trocas regulares, manutenção tão periódica e nem vai estragar com facilidade. Tudo isso garante a esse investimento uma longa vida útil.
Facilidade de uso
Arames galvanizados são fáceis de serem aplicados, constroem com facilidade suas estruturas sem a necessidade de aplicação em argamassa, concreto ou qualquer outro produto. Eles são excelentes para criar estruturas sem a necessidade de investir em outros itens, recursos ou mão de obra especializada.
Estética
O revestimento de zinco aplicado no arame galvanizado garante ao produto um brilho característico, bonito e muito marcante. Além disso, sua resistência que evita a corrosão não permite que o material se desgaste, o que mantém esse brilho durante um longo tempo, garantindo sua estética acinzentada e bonita.
Sustentabilidade
Todo o processo de aplicação com zinco nesse material é bem sustentável. O zinco é um material abundante em toda a terra e está entre os 30 elementos mais presentes em toda a crosta terrestre. Outro fator que garante a sustentabilidade é que o material galvanizado é 100% reciclável.
Se você deseja aplicar um arame em sua propriedade, seja qual for o uso, não deixe de conferir as opções galvanizadas da Loja Belgo. Adquira o melhor produto com um ótimo preço e custo-benefício, e receba em sua casa um arame de ótima qualidade que dura muito mais que as opções comuns.